Aquela sensação de que as coisas se repetem

janeiro 16, 2010

Acharam em setembro

Encontraram nessa semana

Vocês viram direito. Aqui no caso, o culpado não é o açúcar, mas a versão portuguesa da Focus Magazin –  alemã –, que achou a matéria, a capa e o título da Veja tão bons a ponto de copiar. A versão brasileira é de setembro do ano passado, a portuguesa chegou às bancas na última quinta, junto com aquele sentimento de “sou eu que estou cansado ou já passei por essa banca hoje e nem percebi?”.

 A cópia ainda carrega um logo semelhante ao da revista Época, da editora Globo, que já manteve parceria com a Focus alemã. Ver lado a lado as duas principais rivais no mercado editorial semanal brasileiro – pelo menos seus logos – com matéria idênticas é simbólico do império da lei do mínimo esforço no jornalismo.
 
A Focus não tem versão online e  2,75 euros dá para uns três pastéis de nata quentinhos, com açúcar novo. Então não comparamos os textos, mas dá para tirar uma ideia da reportagem pelas linhas de apoio das capas:

  • Veja: Ele é o vilão da “globesidade”, a epidemia mundial de obesidade mórbida, o maior desafio da humanidade no século XXI.
  • Focus: Trave esta epidemia e saiba como os especialistas estão a tratar a obesidade
  • A abertura da matéria brasileira corrobora: “Nos EUA, especialistas em saúde e nutrição começam a tratar o açúcar com o mesmo rigor que isolou o tabaco do convívio social”

 Parece pouco provável que a Veja tenha licenciado a matéria para a Focus portuguesa, mas por via das dúvidas entramos em contato para saber o que acharam.

Anúncios

2 Respostas to “Aquela sensação de que as coisas se repetem”

  1. Fabio said

    Boa! Espero pelo próximo capítulo… Um abraço

  2. Fábio Soares said

    Fala Vitão, tudo certo?
    Soube pelo Mazzitas dessa tua empreitada. Parabéns!
    O blog tá bem legal! Parabéns ao quadrado!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: